A geração Alpha chegou e está sacudindo o universo da moda, promovendo inquietude na indústria, quase que um movimento frenético em busca de renovação para acompanhar a nova leva de consumidores.
Todos nascidos após os anos 2000’ são considerados Alpha e vão se tornar a maior porção de consumidores do mundo em menos de dez anos. Mas qual é a diferença entre os Millenials (geração de atuais jovens adultos) e os Alphas? A resposta é simples. Tecnologia.
Diferente das gerações anteriores onde a grande maioria simplesmente usou a tecnologia, os Alphas nasceram inseridos em uma sociedade dominada por ela, crescem dentro desse universo e para eles tudo é perfeitamente natural, desde jogar um game no tablet dos pais até interagir com realidade virtual. E grande parte deles não irá penas fazer uso das novidades tecnológicas, irão cria-las e integrá-las as suas vidas.
Como resultado da nova relação com o fator tecnológico temos crianças mais despertas e inteligentes, que são conectadas a tudo que as cercam e conquistam em pouco tempo a habilidade de decisão de compra, assim tornando-se consumidores muito jovens.
Sabendo que as crianças de hoje são os consumidores de amanhã, devemos estar preparados para suprir as necessidades dessa nova geração. Estamos seguindo para uma era de intensa criatividade e solidariedade, principalmente a favor do coletivo. O futuro nunca foi tão promissor e desafiador.
Para inteirar você sobre o como isso tem se desenvolvido na moda, separamos 3 tendências de mercado que são pensadas para a geração Alpha.
– Menos aparência, mais conteúdo
A galera da nova geração não é muito fã de exposição na web, diferente dos Millenials.
Falando em consumo de conteúdo, para eles o que vale é o que irão aprender, a relevância que o assunto tem em suas vidas e como ele é apresentado. Esqueça o conteúdo datado como conhecemos onde as informações são inquestionáveis e as fontes duvidosas. Você está lidando com a geração que antes de pensar pergunta para o Google, e o que vai diferenciar você dos concorrentes é a forma como irá apresentar seu conteúdo, por isso aposte em um formato de conteúdo interativo e com qualidade.
Como exemplo temos a empresa Layar, que aplica a realidade aumentada para dinamizar o conteúdo dos seus clientes, usando a câmera do smartphone. Você pode inserir animações em seu blog, aplicativo, em revistas impressas e produtos.

Na primeira imagem vemos o anúncio exposto de forma convencional apenas com a foto e a chamada da campanha, método que acaba passando despercebido na maioria das vezes. Já na segunda imagem temos a visão da tela do celular de um usuário do software Layar, a animação proposta leva o cliente direto para o site da loja, onde ele pode visualizar os produtos e efetuar a compra em alguns cliques.
O que esse software oferece? Interatividade e experiência de consumo, e isso faz a cabeça dos Alphas.
– Verdade absoluta:
Não dá para manipular por muito tempo um Alpha, eles são stalkears natos e de um jeito ou de outro, vão descobrir se a sua marca é o que realmente diz ser.
Assumir uma identidade de marca genuína e transparente é fator chave para fidelizar um cliente dessa geração, é necessário que o universo da marca seja coerente e tenha um discurso que fale diretamente com eles. Os ideais dessa nova geração são muito fortes, e é interessante entender e participar desses movimentos, mas lembrando que essa inserção tem que ter relação com a sua ideologia de marca.
A Farm está seguindo esse caminho, ao perceber que as novas youtubers são ativistas de várias causas desde o movimento minimalismo, até o veganismo, ela busca se comunicar com a nova clientela: “Agora todo mundo é emissor e dialoga. Vamos nos tornar marcas melhores por causa da pressão dessa geração.” É o que afirma Taciana Abreu, head de marketing da Farm, grife que está constantemente na mira dessa juventude.
– Des-generalizar:
Estamos caminhando para uma nova sociedade, e quem abre as portas paras as novas possibilidades são definitivamente os Alphas. Essa geração tem os conceitos de feminino e masculino muito mais diluídos do que os Z e os Y. É o começo de um mundo totalmente novo, para o qual a moda deve se transformar profundamente.
Uma questão não dá mais para ignorar, é a igualdade de gênero. Os produtos não fazem sentido para eles da mesma forma que para as gerações passadas, um exemplo é a indústria de games, onde a maior parte dos consumidores é composto por garotas, e ainda assim tem um conteúdo altamente votado para garotos. Temos que entender que a diferença de gêneros não é mais uma barreira para essa geração, e que produtos devem ser feitos para todos consumirem.
Ser livres de rótulos é um dos maiores desejos da Gen Alpha, na moda eles já misturam esses conceitos sem nem precisar discutir, o ator Jaden Smith é um bom exemplo, ao usar com em seus looks saias, criando um visual quase que andrógeno. Ele acabou naturalmente se tornando ícone nesse quesito, chegando a estrelar campanhas de femininas de marcas de grife como a campanha de verão 2016 da linha feminina da Louis Vuitton