Quem trabalha com moda e lida e respira esse mundo todos os dias sabe que a pesquisa de moda ultrapassa fronteiras. E um dos grandes benefícios trazidos pelos serviços de streaming é justamente o acesso a conteúdos que abrem os olhos, a mente e o coração para fatos e processos até então desconhecidos. É exatamente o que acontece com os filmes de moda na Netflix.
A moda não é estagnada, nem um produto começado e encerrado em si mesmo. De natureza mutante, ela guarda em si tantas facetas quanto as inerentes ao ser humano. É reflexo e resultado do que há de melhor e pior no mundo, é transformador, desafiante e surpreendente.
É isso o que todo criativo irá encontrar e absorver nestes 7 filmes sobre moda na Netflix. Assista, inspire-se e reflita.
1 – Next In Fashion: chance de entrar no mundo da moda com o pé direito
Neste reality show, 18 designers têm a chance de entrar no mundo da moda com o pé direito, já que o vencedor leva o prêmio de 250 mil dólares!
O programa é comandado por dois ícones fashion, Alexa Chung e Tan France, o segundo, por sinal, também está à frente do seriado Queer Eye.
A cada semana os participantes têm que desenvolver os looks mais incríveis sobre a temática escolhida. Assista o “Next in Fashion” e faça sua aposta: quem será o próximo famoso do mundo da moda?
2 – Queer Eye, uma visão divertida e emocionante da vida
Karamo Brown, Tan France, Jonathan Van Ness, Bobby Berk e Antoni Porowski são os 5 fabulosos que comandam o “Queer Eye”, uma releitura do reality show americano “Queer Eye for the Straight Guy”, que foi ao ar na televisão de 2003 a 2007.
A ideia do programa é que os 5 homens gays, cada um com uma especialidade (cultura, moda, aparência e cuidados pessoais, design de interiores e comida, e vinhos), mudem a aparência e melhorem a autoestima dos participantes.
O programa coleciona histórias emocionantes enquanto debate temas como intolerância, política, religião e violência policial.
3 – Girlboss: determinação com muito estilo (2017)
Girlboss é uma série que faz uma releitura livre do livro sobre a história de Sophia Amoruso, escrito por ela mesma.
A série mostra a jornada da fundadora da Nasty Gal, a loja online no E-Bay de roupas estilosas e vintage dos anos 70 e 80.
Com muito humor e sagacidade, a série é pura inspiração para quem sonha em ter o próprio mega negócio fashion.
4 – Jeremy Scott: The People’s Designer (2015)
O documentário autobiográfico “Jeremy Scott: The People’s Designer” acompanha a trajetória do diretor criativo da Moschino, desde a infância humilde na zona rural dos Estados Unidos até a carreira de sucesso à frente da marca.
O filme conta ainda com participações especiais de celebridades como Rita Ora, Miley Cyrus e Katy Perry, que contam a convivência e histórias com o designer.
5 – Casablanca: O Homem que Amava as Mulheres (2016)
O fundador da icônica agência Elite tem a história contada em “Casablanca: O Homem que Amava as Mulheres”. O filme traz depoimentos inéditos do polêmico “inventor” das top models que morreu de câncer em 2013, aos 70 anos, no Rio de Janeiro.
Não custa lembrar que foi John Casablanca que descobriu algumas das modelos mais famosas do mundo, entre elas Gisele Bündchen e Lina Evangelista.
O filme, inclusive, retrata momentos polêmicos da vida de Casablanca, como o relacionamento com Stephanie Seymour, quando ela tinha apenas 16 anos e ele, 41. Além disso, a rixa com Elieen Ford (da agência Ford) e o desentendimento com Gisele Bündchen, que deixou a agência antes de assinar um contrato milionário.
6 – Minimalism: A Documentary About the Important Things (2016)
Em “Minimalism: A Documentário About The IMportant Things” pessoas que acreditam que menos é mais mostram como é possível construir a vida com mais qualidade e menos quantidade.
A ideia do filme é incentivar o consumo consciente, evitando coisas que não refletem o verdadeiro jeito de ser. É a simplicidade voluntária e o desenvolvimento pessoal a partir de escolhas mais responsáveis e criativas.
7 – Franca: Chaos and Criation (2016)
Em “Franca: Chaos and Criation” você conhece a vida de Franca Sozzani, a icônica editora da Vogue italiana pelos olhos do filho, o cineasta Francesco Carrozzini.
Conhecida como uma verdadeira maestrina do mundo da moda, Franca despertou uma verdadeira revolução no mundo editorial, transformando a revista italiana em uma das maiores publicações sobre moda do mundo.
O documentário é considerado um retrato íntimo e humano de uma mulher que transformou o mundo da moda.
Quer conhecer outros exemplos bem sucedidos? Aproveite também essas 10 dicas de livros de moda para se inspirar!