O denim é um dos tecidos mais conhecidos do mundo, afinal, praticamente todas as pessoas têm pelo menos uma peça jeans no armário ou já usou em algum momento da vida.
Apesar disso, há vários fatos e curiosidades sobre o denim que quase ninguém desconfia – mas que você pode usar para ajudar a promover sua loja, aumentar o engajamento, criar campanhas de publicidade, inspirar suas coleções de moda e muito mais.
21 curiosidades sobre o denim que você ou o seu cliente não sabem!
- Denim e jeans são duas coisas diferentes. O denim é o tecido e o jeans é a peça pronta, cujo nome foi inspirado nas roupas usadas pelos marinheiros italianos. Aliás, acredita-se que as primeiras calças jeans foram criadas para eles por volta de 1500.
- A versão mais próxima da calça jeans como a conhecemos hoje foi criada em 1857, com um tecido confeccionado em algodão trançado, na cidade francesa De Nimes. É aí que surge o termo denim para nomear o tecido.
- Levi Strauss e Jacob Davis transformaram lonas de barracas em calças, para aproveitar a resistência do tecido, dando origem ao que posteriormente seria o modelo mais famoso do mundo, o Levis 501, criado em 1890.
- No entanto, foi só em 1940 que as peças passaram a ser chamada de jeans. Antes disso, as calças eram conhecidas como waist overalls, que em tradução livre significa “macacão de cintura”, em inglês.
- O primeiro exemplar do modelo atual da peça, fabricado em 1879, foi criado e comprado pelo próprio Levi Strauss e é hoje o mais caro do mundo. Vendido por US$46.532,00, é peça de museu e roda o mundo em exposições de moda.
- As calças jeans só se tornaram populares no universo feminino na década de 60. Antes da Segunda Guerra Mundial, aliás, elas só podiam ser usadas por homens.
- As mulheres que teimavam em usar a peça eram consideradas transgressoras dos bons costumes e discriminadas pela sociedade.
- Na década de 50 era proibido entrar em alguns lugares com jeans. Teatros, igrejas e bailes baniam quem tentasse entrar com jeans. Foi nessa época que os jovens americanos começaram a adotar a peça em sinal de rebeldia contra o sistema.
- Celebridades como James Dean, Marlon Brando, Audrey Hepburn e Marilyn Monroe ajudaram a popularizar os jeans entre as pessoas abastadas, já que até então o denim era um tecido usado apenas pelos mais humildes.
- Inclusive, apesar de ser considerado o criador da calça jeans, Levi Strauss nunca usou nenhum de seus modelos – nem qualquer outra calça jeans. Como a peça foi criada para os pobres, e ele era um rico homem de negócios, o uso não cabia a alta sociedade da época.
- A cor índigo foi escolhida por ser escura e disfarçar a sujeira na roupa dos trabalhadores. No entanto, essa não é a cor dos jeans originais, cujas peças eram produzidas em lona marrom. Só a partir de 1890 Levi Strauss teve a ideia de usar o corante natural da planta “indigus” para dar nova tonalidade e escurecer o denim.
- A Calvin Klein foi a primeira marca a fazer um desfile de moda com 100% das peças jeans, em 1970 – e até hoje é referência em denim.
- Já se perguntou a razão de existir aquele bolsinho minúsculo nos modelos tradicionais? Ele foi feito para guardar relógio de bolso, moedas e pregos.
- O jeans original era confeccionado a partir do denim puro, feito apenas de fios de algodão. Apenas recentemente tecidos sintéticos, como elastano e poliéster, começaram a ser incorporados na composição.
- A modelagem brasileira, com elastano para valorizar os quadris, causava estranheza no exterior quando surgiu. Hoje, no entanto, é o maior sucesso.
- Alguns modelos de jeans oferecem outras funções além de vestir, como benefícios cosméticos, que prometem tratar a celulite, e até servem como repelentes.
- O Brasil só fica atrás da China como maior produtor de jeans do mundo. Todos os meses são fabricados nada menos que 25 milhões de metros de denim em território nacional.
- Nos Estados Unidos cada pessoa tem em média 7 calças jeans. No Brasil esse número sobe para 9. De acordo com o Ibope, 46% dos brasileiros usam calças jeans todos os dias.
- Uma única calça jeans consome 11 mil litros d’água em sua fabricação.
- Quanto mais é usado e lavado, mais o jeans perde a sua cor e fica macio. Mas a lavagem que remove a tinta acaba deixando o denim amarelado. Por isso, hoje o tratamento na peça garante acabamento de lavagem perfeito, sem o amarelamento, mas deixando o denim ainda macio.
- As primeiras lavagens começaram na década de 80, com o delavé e o destroyed, que logo caíram no gosto dos rockers e se popularizaram. Foi nessa época, também, que surgiu a calça boca de sino ou flare.
E você, conhece mais alguma curiosidade sobre o denim? Aproveite para saber mais sobre os novos conceitos em lavagem para o denim!