Percepção e aceitação. Essas duas palavras têm importância decisiva na forma como a sua marca se posiciona no mercado. No entanto, o fashion marketing ainda não é uma prática bem compreendida em toda a sua extensão.
Hoje são poucos os criativos que ainda acham que bastam boas ideias, um certo alinhamento com as principais tendências e uma boa rede de distribuição para garantir um lugar ao sol no mercado.
O produto pelo produto perde cada vez mais espaço e o foco na venda não é nem de longe o mais importante. Quem não consegue ver o mundo da moda como uma entrega de soluções, com foco na experiência dos clientes, ainda sobrevive por pura sorte.
Fashion marketing não é uma fórmula
A batalha mercadológica não tem fórmulas, mas ferramentas. Alguns poderiam dizer que a ideia é oferecer produtos de ponta em qualidade e design, alinhados a um bom planejamento de marketing.
Todos estes itens são essenciais, mas a prática é bem mais complexa. Afinal, por mais que se tenha expertise em determinada área, alcançar a excelência no mercado não é tarefa fácil.
Para trabalhar o potencial de percepção e aceitação da marca é preciso saber transformar necessidade em desejo gerando uma experiência tão impactante que agregue valor a cada produto.
O fashion marketing é uma ferramenta que permite a marca se comunicar com os consumidores, dentro das características de cada empresa.
É preciso identificar as dores e anseios do público-alvo, assim como suas particularidades internas, para alinhar preço, produto e exposição, criando estratégias que fortaleçam a identificação da marca e consolidem a posição no mercado.
Dessa forma, o fashion marketing procura descobrir os caminhos para criar um relacionamento com o público, não apenas da marca como um todo, mas de cada coleção de moda.
DNA e identificação da marca: o começo de tudo
O fashion marketing está intimamente ligado ao DNA e ao trabalho de identificação de marcas. Afinal, ao contrário do que alguns empreendedores ainda pensam, o que hoje realmente faz diferença no mercado não é a aparência, mas a essência do negócio.
Assim, é preciso que o DNA seja identificado e utilizado de forma estratégica no fashion marketing. É ele que define os caminhos da identificação de marca e também que faz com que os consumidores paguem mais – não pela peça de roupa em si, mas pelo que ela representa.
Ou seja, os clientes fidelizados compram o DNA e não apenas a mercadoria. É o que acontece com marcas consagradas como Apple, Coca-Cola e Chanel. Pegando este último exemplo do mundo da moda, por exemplo, é fácil perceber como a história da estilista influencia a percepção da marca.
Ter uma roupa ou perfume Chanel é se revestir de charme, elegância incomum e postura diante da sociedade, uma identificação de marca carregada de força e pioneirismo.
Por isso, o DNA da marca deve ser definido considerando fatores como história, valores, diferenciais e até o perfil dos clientes, de forma a criar uma estratégia de fashion marketing mais assertiva.
Brilho x venda: como é a relação com o mercado
Hoje, o mercado da moda brasileiro é conhecido por brilhar muito, mas vender pouco. De forma isolada, há estilistas nacionais reconhecidos em todo o mundo, mas ainda assim o mercado nacional tem muito o que melhorar.
A grande questão é que no mercado interno a maioria dos pequenos empreendedores e marcas iniciantes não compreendem a importância de investir no fashion marketing para se destacar no mercado.
É preciso incentivar um novo olhar sobre o cenário, saber utilizar as ferramentas digitais para se comunicar com o público, a tecnologia para criar diferenciais nos produtos que multipliquem a percepção de valor e a criação de estratégias que aumentem a aceitação no mercado.
A base do fashion marketing é gestão integrada de moda, design, comunicação e estratégias digitais de forma personalizada para cada negócio, criando parâmetros que guiem uma maior identificação de marca.
Dessa forma, é possível criar um conceito de comunicação que norteie todo o caminho de cada coleção de moda, evitando que haja perda ou desvio da estratégia e melhorando a percepção e aceitação no mercado.
Agora que você já sabe o que é a importância do fashion Marketing, aproveite para ir mais além e descubra também a importância dos 4 c’s nas estratégias de marca!