Para os estilistas que buscam inovação e originalidade em suas criações, os diferentes tipos de cadarços vêm se tornando cada vez mais protagonistas nas últimas tendências da moda.
Sem se limitar aos tradicionais cadarços de amarrar calçados, quem é do mundo da moda já sabe que este artigo pode ir muito além. E caso você não saiba ainda, continue lendo este conteúdo para descobrir um imenso universo de possibilidades.
Tipos de cadarços em peças de moda
Os cadarços são elementos versáteis e têm o poder de adicionar um toque de originalidade e personalidade às peças, transformando-as em verdadeiras obras de arte.
O uso dos cadarços como detalhes decorativos é uma tendência que vem crescendo a cada temporada. Eles podem ser aplicados de forma estratégica nas peças, criando um contraste interessante e imprimindo movimento.
Seja em formato de laço, amarração ou acabamento, os cadarços são capazes de conferir um aspecto único. Tanto em artigos de linhas casuais como em peças de alta costura, eles adicionam uma dose de irreverência e estilo, quebrando padrões e conquistando os olhares.
Além da função decorativa, os cadarços podem vir como elementos estruturais nas roupas. Combinados com tecidos leves e fluidos, eles criam formas esculturais e volumes inusitados, conferindo um ar contemporâneo e futurista às criações.
Pode-se criar um jogo de sobreposições e amarrações, explorando diferentes espessuras e cores para criar um efeito visual impressionante.
Aos estilistas que buscam adicionar um toque artesanal e boêmio às suas peças, os cadarços são perfeitos para a criação de detalhes étnicos e folk. Combinados com estampas étnicas, bordados e rendas, eles criam uma atmosfera autêntica e cheia de personalidade.
Em suma, os cadarços são elementos versáteis com infinitas possibilidades de criação. Seja em forma de detalhes decorativos, elementos estruturais ou peças-chave de um visual, eles adicionam uma dose extra de estilo e sofisticação.
Portanto, ousadia, criatividade e experimentação são as palavras de ordem para explorar as tendências e utilizar cadarços de forma inovadora em suas coleções, encantando o público e deixando sua marca no mundo da moda.
Tipos de cadarços: fibras que a Haco oferece
Além das fibras tradicionais como algodão, poliéster, poliéster brilhante e poliamida, a Haco conta com um vasto portfolio de fibras diferenciadas para cadarços.
Então, para te ajudar a entender ainda mais sobre o universo dos cadarços, trazemos um guia completo sobre os diferentes tipos de fibras e como você pode explorá-las em suas criações.
Poliamida Biodegradável
A fibra de poliamida biodegradável é um grande diferencial para as marcas que se preocupam com a sustentabilidade e buscam cada vez mais inserir soluções ecológicas em suas coleções.
A principal característica deste fio é o tempo de degradação, que é de 5 anos — enquanto a poliamida tradicional pode levar em torno de 50 anos para decompor-se na natureza.
Outra característica muito interessante é a maciez da fibra, que confere um toque extremamente agradável. Ideal para segmentos ligados ao conforto, como homewear, sportswear e kidswear.
As opções de uso da poliamida biodegradável são amplas: atacadores, frisos, fitas, cadarços trançados e cobre golas.
Para saber mais informações sobre este fio, clique aqui e confira um conteúdo exclusivo aqui em nosso blog.
Poliéster Reciclado
O poliéster reciclado é mais um tipo de fibra que ganha destaque quando falamos em sustentabilidade.
Confeccionado através da reciclagem de garrafas PET, este fio também é explorado em etiquetas tecidas e ganha cada vez mais espaço no universo dos cadarços.
Outro diferencial desta fibra são suas variações em textura e aparência, sendo o poliéster reciclado exatamente igual ao convencional, com aparência brilhosa; e o poliéster reciclado com estilo fiado, que traz textura e opacidade similares ao fio de algodão.
Bambu
Ainda na linha das soluções ecológicas, o fio de bambu é produzido 100% com fibras orgânicas, de origem renovável, biodegradável e sem adição de pesticidas ou aceleradores de crescimento.
Esta fibra ainda confere toque super macio em contato com a pele, um diferencial percebido pelo consumidor final e que traz grande apelo aos segmentos que tem o conforto como premissa.
Chenille
O chenille é uma fibra especial que possui aparência de crochet, com densidade grossa e de toque aveludado.
Por se tratar de um fio mais espesso, os cadarços de chenille são sempre trançados, possibilitando diferentes texturas e efeitos de trama.
E por falar em texturas, o chenille ainda permite brincar com a mistura de fios, como chenille + lurex e chenille + fio de nylon, criando soluções que se destacam na peça.
Polipropileno
A fibra de polipropileno é uma ótima opção para cadarços com função de alças de bolsas e mochilas, devido à sua maior espessura e resistência.
Ainda possui características como alto brilho e toque super deslizante, proporcionando diferentes efeitos de trama. Estes cadarços podem ter letreiros, com menor resolução dos elementos devido à alta titularidade do fio.
Como você pode ver, o mundo dos cadarços Haco é muito vasto e as criações, infinitas! Além das fibras, existem diferentes tipos de cadarços para agregar valor à sua coleção. Para conhece-los, clique aqui.