Etiquetas sustentáveis: principais materiais para usar na sua coleção

Etiquetas sustentáveis: principais materiais para usar na sua coleção

O movimento global em direção à sustentabilidade na moda cresce a cada dia. A alternativa verde ao fast fashion tem foco no conceito de reciclagem, redução e reutilização para cuidar do meio ambiente, das pessoas e do produto. As etiquetas sustentáveis fazem parte deste processo, criando um vínculo criativo entre marcas e consumidores alinhados com a preservação do planeta.

Afinal, como reflexo da sociedade, o vestuário transmite uma mensagem de mudança. Assim, o uso de materiais amigos do meio ambiente agrega valor às peças, reforça a identidade da marca e promove um maior engajamento com um público crescente.

E o que não faltam são alternativas de etiquetas sustentáveis para todos os estilos e segmentos.

Veja como criar diferenciais com as etiquetas sustentáveis

No mercado atual as iniciativas sustentáveis criam diferenciais que se alinham às demandas do consumo consciente. Os materiais são lindos, com alto padrão de qualidade e uma variedade incrível de possibilidades.

Os fios de poliéster reciclado que são utilizados pela Haco para a confecção de etiquetas sustentáveis, por exemplo, podem ser reutilizados em todo o ciclo de vida. O Ministério do Meio Ambiente Suíço, por sua vez, mostra que a produção a partir de garrafas PET consome 59% menos energia.

Mas este é apenas um dos muitos exemplos de como aliar o respeito pelo planeta à moda que você gosta de fazer e ao que o novo consumidor espera encontrar.

Conheça alguns dos materiais que podem levar sua coleção a um novo nível de valor agregado.

 

Papel reciclado

Papel Reciclado

A pasta de papel reciclado é feita com papéis que já existem, evitando matéria-prima nova. Dessa forma, a pressão sobre os recursos da madeira é reduzida – cerca de 24 árvores por cada tonelada de papel.

Além disso, a fabricação de papel reciclado consome cerca de 33% menos energia, 49% menos água e menos substâncias químicas em comparação com o papel virgem.

Por outro lado, o papel da etiqueta sustentável pode ser reciclado novamente, de 4 a 7 vezes, antes que as fibras se tornem muito curtas para a utilização.

 

Algodão sustentável

Algodão sustentável

O uso de algodão 100% nas etiquetas sustentáveis da sua coleção de moda agrega várias vantagens. Uma delas é a maior durabilidade nas lavagens caseiras ou industriais.

Altamente versáteis, podendo ser produzidas em gramaturas leves ou pesadas, e personalizáveis, as etiquetas sustentáveis em algodão 100% podem ser recicladas até se tornarem novos tecidos.

 

Fio de poliéster reciclado

Fio de poliéster reciclado

Outra opção que gera diferenciais de identificação de marca são as etiquetas sustentáveis em fio de poliéster reciclado. A produção a partir de garrafas PET emite 75% menos carbono do que a do poliéster convencional e resulta em fios com a mesma qualidade do tradicional.

Outra vantagem de usar o fio de poliéster reciclado nas etiquetas é a redução do lixo. Segundo o 11º Censo de Reciclagem do PET no Brasil, em 2019 o país reciclou 331 mil toneladas, o equivalente à 55% das embalagens descartadas.

De acordo com a Abipet, grande parte desse total se deve à produção do fio de poliéster reciclado. E os produtos têxteis são responsáveis por 22% de todo o PET reciclado.

 

Polímero Verde

Polímero Verde

Os lacres produzidos a partir de plástico biodegradável também são utilizados pela Haco. A produção do bioplástico, como também é chamado, é feita com fontes renováveis, podendo ser de origem natural, como milho, mandioca e beterraba, ou sintética.

Dessa forma, os polímeros verdes são feitos com cana-de-açúcar, renováveis e 100% reciclados. Eles têm a mesma constituição do plástico original, tendo assim, resistência e aplicabilidade semelhantes.

No entanto, o bioplástico deve ser devidamente encaminhado para uma usina de compostagem para ter todas as suas propriedades biodegradáveis totalmente aproveitadas.

 

Recouro

Recouro

Outro tipo de etiqueta sustentável que agrega valor às peças são as de recouro. O material é produzido através da reconstituição das fibras de couro natural,  látex natural e outros agentes vegetais combinados. E, é sustentável porque reaproveita as sobras das indústrias de couro.

As etiquetas sustentáveis feitas com recouro são de extrema beleza da aparência, flexibilidade e alta resistência. Além disso, o material pode ser desenvolvido com uma ampla gama de cores e acabamentos, deixando sua coleção de moda ainda mais personalizada.

 

Bambu

Bambu

O bambu também é usado para produzir etiquetas sustentáveis. O material é  considerado um dos mais ecológicos que existem, devido à sua facilidade de plantio e tempo de colheita.

Além disso, as etiquetas sustentáveis de bambu oferecem qualidades técnicas surpreendentes, como extrema maciez, maior capacidade de absorção e alta flexibilidade.

Por outro lado, por ter propriedades antialérgicas e anti bacterianas, as etiquetas eco friendly de bambu são perfeitas para roupas íntimas, camisetas, moda infantil e roupas de cama, por exemplo.

 

União Europeia incentiva adoção de etiquetas sustentáveis

As etiquetas sustentáveis são uma tendência em todo o mundo. Na União Europeia, por exemplo, elas deverão estar em todas as roupas até 2023. A ideia é ajudar os consumidores a classificar as informações a respeito da origem dos materiais com os quais foram fabricadas.

No final de 2021 a campanha Make the label Count foi lançada para que as etiquetas contenham dados sobre o quão renovável é a matéria prima, sua biodegradabilidade, reciclabilidade, impacto social e total de combustíveis fósseis e microplásticos que ela apresenta.

A Haco tem uma linha completa de etiquetas sustentáveis, com matérias-primas naturais, biodegradáveis e recicladas para todos os tipos de peças da sua coleção de moda. E todas podem ser combinadas com mais de uma centena de acabamentos com alta definição e qualidade.

Além disso, você conta com uma consultoria criativa para ajudar você a criar etiquetas totalmente personalizadas, de acordo com o DNA da sua marca e de cada coleção.

Dessa forma, além de incentivar a sustentabilidade na moda, você agrega ainda mais valor às peças, que ganham autenticidade e personalização. Além disso, você reforça a identidade visual da sua marca e ainda transmite mais credibilidade para seu público-alvo.

Venha conhecer nossas etiquetas e converse com um dos nossos especialistas!

Baixa e-book gratuitamente | Haco

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.