Estratégia de marketing, identidade de marca, valor agregado. As etiquetas de identificação são fundamentais no mundo da moda. Mas não pense que o que vale para os adultos não vale para os pequenos. Na moda infantil cada detalhe também conta – e mais do que muitos imaginam.
Quando o estilista idealiza uma coleção de moda infantil, procura unir conforto e criatividade para tornar o dia a dia mais belo, lúdico e leve para as crianças, sem abrir mão do estilo. Com bom humor e imaginação, as etiquetas de identificação podem se tornar um diferencial de peso nas peças.
Veja como aumentar a percepção de valor das suas peças de várias formas diferentes enquanto consolida sua marca no mercado.
O que faz a moda infantil crescer tanto?
O primeiro passo é compreender por que a moda infantil cresce no mundo. Claro, as crianças crescem rápido e perdem roupas facilmente, mas o fator humano na produção é fundamental para boas vendas.
A moda infantil procura transportar as tendências da moda adulta para o universo dos pequenos seguindo algumas particularidades.
Essa simbiose é necessária porque, principalmente no período edipiano, entre os 4 e 6 anos, há uma réplica psicológica dos pais, fruto de uma identificação inconsciente.
São gestos e expressões faciais parecidas, forma de falar ou de sorrir, a forma de se comportar socialmente. E também de querer se vestir.
A moda infantil, portanto, preenche essa lacuna. Quanto mais bem trabalhada for essa identificação entre os dois mundos, mantendo as características de conforto e puericultura, melhor será a identificação com os pequenos.
Essas motivações de consumo ligadas ao afeto, ao cuidado e ao lúdico fazem com que hoje o mercado seja um dos mais resilientes do mundo da moda.
Use as etiquetas de identificação para criar diferenciais
Imagine que muitas pessoas pensam nas etiquetas de identificação como um pedaço de pano meramente informativo – e que, muitas vezes, vão para o lixo.
Para vários consumidores elas não acrescentam nada ao visual e, muitas vezes, ainda incomodam. E quando se trata de moda infantil, essa é uma questão séria, já que o conforto tátil da criança deve ser prioridade.
Então, imagine etiquetas de identificação que sejam agradáveis à pele, que complementam visualmente as peças e ainda diferenciam a marca nas araras.
Que estabeleça uma relação divertida com os pequenos fazendo com que a própria criança a identifique quando acompanhar as compras com a mãe.
A ideia, então, é levar o conceito de identificação da etiqueta a um outro nível, criando uma relação de “amizade” com a criança. Mas como fazer isso?
Identifique e segmente seu público
Não dá para falar com todo mundo ao mesmo tempo. É preciso conhecer o público-alvo, definir as personas da sua marca. As crianças não são todas iguais, muito menos os pais que compram as roupas dos filhos. Conheça sua audiência e incorpore algumas das características nas etiquetas de identificação.
Ao conhecer o público, fica mais fácil gerar empatia e criar conexões através de campanhas, promoções, pesquisas, produtos, etc. Crie e fomente canais de comunicação para humanizar sua marca e se aproximar cada vez mais também das próprias crianças.
Invista na sustentabilidade
Os hábitos de consumo estão mudando drasticamente e a responsabilidade social é cada vez mais cobrada das marcas. Identifique as principais tendências do mercado.
Pais que fazem questão de consumir de marcas com compromisso ambiental não abrem mão disso na moda infantil. Por isso, escolha etiquetas de identificação produzidas com materiais sustentáveis, com os fios de poliéster reciclado.
Transparência e informação
Há informações que são obrigatórias nas etiquetas de identificação, mas procure ir além. Seja claro nos dados sobre as peças, da composição dos materiais à manutenção adequada.
Quanto mais transparente forem os processos produtivos e a comunicação com o público-alvo, mais valor agregado às etiquetas de identificação terão.
Seja imaginativo
Etiquetas não precisam ser formais nem meramente informativas. Brinque com as cores da sua marca, crie padrões para subcoleções, inove nos desenhos.
A Haco tem uma quantidade imensa de fios e cores para personalizar etiquetas da forma que quiser, criando desenhos e padrões exclusivos.
Explore cores, materiais, tamanhos e texturas, surpreendendo os pequenos sempre com uma novidade que agrega valor à peça. Uma etiqueta de identificação criativa encanta e conquista as crianças.
Compartilhe o orgulho das suas criações
Mostre que você tem orgulho da sua marca. Lembre-se que etiqueta não é gasto, mas investimento. Então, crie uma estratégia com as etiquetas de identificação. Por exemplo, não precisa quebrar a cabeça para colocar tudo no mesmo lugar.
Distribua a criatividade, com uma etiqueta interna com as informações obrigatórias e uma externa para identificar visualmente a sua marca ou subcoleção, por exemplo.
Use e abuse das diferentes formas de etiquetas: de tecido, estampadas, decorativas, de cós, termocolantes, emborrachadas, etc. Saiba usar o material certo para cada tipo de roupa, diversificando sua identificação de marca em uma mesma coleção.
Não tenha medo da tecnologia
Hoje a tecnologia tem sido a melhor amiga do mundo da moda. Ela facilita a comunicação com o público, oferece flexibilidade e mais rapidez nas ações, garante diferenciais nas etiquetas de identificação, com materiais de última geração, além de beleza, conforto e exclusividade nas criações.
Tenha etiquetas para a moda infantil que se destaquem na multidão e aumentem a identificação da sua marca. Na dúvida, não precisa fazer sozinho.
A Haco tem uma equipe de especialistas pronta para ajudar nas suas escolhas ou criar toda uma estratégia que vai diferenciar sua coleção de moda infantil no mercado.
Conheça mais sobre as nossas etiquetas e fale com a gente para tirar suas dúvidas!