Certa vez Steve Jobs disse que “a embalagem pode ser teatro, pode contar uma história”. A frase do fundador da Apple e criador de dispositivos icônicos como Macintosh, iPad, iPod e iPhone é citada logo no comecinho da sua biografia (“A cabeça de Steve Jobs”, por Leander Kahney) e convida a uma reflexão. Qual a embalagem ideal para a sua marca?
Claro, se você dedicou tempo desenvolvendo um produto, seja ele qual for, sabe como a sua apresentação é importante. Então a embalagem não deve ser apenas um pacote de proteção.
A embalagem deve se conectar, de alguma forma, ao perfil da sua marca e ao seu conteúdo. Deve proteger, sim, mas também criar expectativa, surpreender e entregar algum tipo de valor.
Se a embalagem contar uma história, “falar” com o consumidor, as suas chances de proporcionar uma boa experiência aumentam – e, consequentemente, de fidelizar seu comprador.
Como escolher a embalagem certa?
A embalagem é o primeiro contato do cliente com o produto. É a base da primeira impressão física da marca. E ela diz muito sobre a sua coerência em relação à proposta.
Em outras palavras, a embalagem deve reforçar a sua identificação de marca. Então se a sua empresa passa uma imagem sustentável, adota medidas produtivas amigas do meio ambiente e é contra a crueldade de animais, por exemplo, a embalagem precisa seguir esses valores.
Por outro lado, ela precisa ter um conceito estético proporcional à sua comunicação visual e ao seu branding. Dessa forma ela vai reforçar a imagem da sua empresa na mente do consumidor, encurtando o caminho para se tornar uma referência cada vez que ele pensar naquele produto ou em outro similar.
Assim, é importante que a embalagem não só seja personalizada, como tenha um bom planejamento para se comunicar da forma correta com o público, como parte importante da estratégia de marketing da marca.
Proteção e funcionalidade também precisam ser considerados
Em contrapartida, as características do produto precisam ser mantidas intactas durante o transporte até o consumidor. Isso faz com que o grau de proteção da embalagem seja desenvolvido de acordo com as peculiaridades do que você está vendendo.
Uma embalagem bonita, mas que não protege o que está em seu interior de qualquer que seja o dano no caminho até o comprador passa uma imagem negativa da empresa.
Há perda de credibilidade da marca, devoluções e gastos com estornos, substituição de produtos e até processos judiciais que poderiam ser evitados.
Porém quando acrescentamos uma funcionalidade à embalagem, ela fica mais interessante e atrativa porque passa a oferecer mais do que o esperado.
Essa é então a hora de usar o seu poder criativo para desenvolver embalagens personalizadas que surpreendem! Pegando carona na tendência da sustentabilidade, imagine uma embalagem em material biodegradável cujo descarte não cause danos à natureza ou que pode ser utilizado como semente!
Como escolher o design
Outro ponto importante é o design da embalagem para que a sua marca se destaque da concorrência através de composições visuais. Para isso, é muito importante conhecer seu público a fundo e alinhar esse perfil com o da empresa.
Por exemplo, se o seu cliente ideal é jovem e urbano, use elementos que lembram a cultura de rua, como grafite e neon. O importante é usar recursos de fácil identificação.
E claro que dar uma espiada no que a concorrência está fazendo é sempre saudável. Não copie, mas inspire-se. Veja o que está funcionando e o que deve ser descartado. Ler as avaliações dos clientes dos concorrentes também é uma boa fonte de insights.
Pense também na praticidade em carregar a embalagem. Então se você tem uma loja física de moda, sacolas com alças longas são mais fáceis de transportar.
Se trabalha com calçados, as caixas decoradas por fora e por dentro muitas vezes são guardadas para outros fins. Dependendo da arte aplicada, podem se transformar em objetos de decoração ou até colecionáveis. E assim a sua marca se perpetua na casa do seu cliente.
Por outro lado, também é possível criar diferenciais com novas embalagens a cada coleção. Dependendo do valor estético agregado as pessoas terão orgulho em mostrar que são consumidoras da sua marca usando as sacolas em outras ocasiões. Um exemplo são as ecobags, que também são usadas como bolsas de praia muito charmosas.
Lembre-se que a embalagem é a sua marca circulando, porque ela também é uma peça publicitária. Então tenha o mesmo carinho na sua escolha que você tem com os seus produtos!
A Haco é líder em materiais para identificação de marca não só por causa da produção de suas etiquetas exclusivas e totalmente personalizadas. As tecnologias de ponta e os acabamentos diferenciados também são usados para criar soluções em embalagens que fazem o seu negócio se destacar no mercado.
Você encontra muitas opções em materiais de alto padrão como papel de seda e os mais diferentes formatos, como envelopes, sacolas, caixas, etc.
Além disso, há também sacolas específicas para mercadoria úmida e uma infinidade de tipos de acabamento para criar embalagens exclusivas que vão alavancar ainda mais o reconhecimento de marca da sua empresa!
Então que tal dar uma olhada nas embalagens produzidas pela Haco? Venha conhecer as impressões em altíssima qualidade e descubra como agregar mais valor à identificação de marca!