O mundo da moda é vasto, instigante, frenético e totalmente charmoso. No entanto, todo esse glamour e agitação vai muito além das passarelas. E nada como os documentários sobre moda para dar um choque de realidade em quem está começando ou sonha em galgar andares cada vez mais altos no mercado.
Na Netflix você encontra pelo menos 5 documentários sobre moda que dão uma boa visão do dia a dia e do backstage dos circuitos fashion. Vale a pena maratonar e se inspirar nas informações, vendo e revendo os momentos favoritos. Uma verdadeira pesquisa de moda para quem busca informação e exemplos reais.
1 – Documentários sobre moda: conheça mais sobre a icônica Franca
Não é à toa é um dos documentários sobre moda mais assistidos do mundo. A icônica Franca Sozzani revolucionou a imprensa especializada como editora da Vogue Itália.
A visão e a criatividade ousada de Franca mudaram os rumos das revistas de moda em todo o mundo, mas o olhar da obra cinematográfica vai mais além.
Produzido pelo filho da jornalista, Francesco Carrozzini, o documentário “Franca: Chaos and Creation” (2016) mostra o lado humano da mulher que foi contra todas as tendências.
Só para dar um gostinho: foi Franca quem fez a moda abordar questões sociais, quem primeiro enfatizou a fotografia como linguagem universal em uma publicação de moda e foi a primeira fazer uma edição inteira apenas como modelos negras, o “Black Issue” – que acabou se multiplicando por nada menos que três edições. Uma verdadeira carta de amor a uma mulher única no mundo da moda.
2 – Casablancas: o homem que amava as mulheres
Esse é um dos documentários sobre moda que mostram o que acontece do outro lado das lentes.
Aqui você tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a ascensão e o sucesso do homem por trás da agência Elite, John Casablancas, o inventor das supermodels, como Linda Evangelista, Gisele Bündchen e Naomi Campbell.
Em “Casablancas: O homem que amava as mulheres” (2016) você vai conhecer a história, entre glórias e polêmicas que marcaram sua passagem pelo mundo da moda desde que abriu a primeira Elite, em 1972, em Paris, até próximo de sua morte, aos 70 anos, em 2013.
Dirigido por Hubert Woroniecki, o documentário sobre moda mostra muitas passagens interessantes, entre elas a guerra das agências Elite e Ford (Model War), duas gigantes do mundo da moda até hoje.
3 – Jeremy Scott: the people’s designer
Não, você não está lendo errado: o controverso e adorado diretor criativo da Moschino protagoniza outro dos documentários sobre moda imperdíveis na Netflix.
Em “Jeremy Scott: the people’s designer” o realizador russo Vlad Yudin mostra como o estilista passou da infância humilde na zona rural dos EUA ao sucesso que tem hoje.
Na linha de frente, depoimentos de celebs como Kate Perry, Rita Ora, Miley Cyrus e Rihanna.
4 – Maddman, quando tudo é possível
Considerado o designer de calçados mais famoso do mundo, Steve Madden protagoniza um documentário de moda inesperado, que mostra sua trajetória desde o emprego em uma loja de calçados até o escândalo financeiro que balançou Wall Street.
Em “Maddman: The Steve Madden Story”, você vai ver como o designer construiu seu império, seu envolvimento com Jordan Belfort (lembra de “O Lobo de Wall Street”?), perdeu tudo, ficou 31 meses preso e regressou inesperadamente.
Um ótimo exemplo de vício e sobriedade, cárcere e redenção, enfim, de como o designer transformou US$ 1,100 em um império bilionário em busca do sonho americano.
5 – Minimalistm: um documentário sobre coisas importantes
Quem é de moda com certeza já ouviu que “menos é mais” – e esse é o ponto central de “Minimalistm: a documentary about the important things”.
Apesar de não ser um dos documentários sobre moda totalmente focados no mercado, a obra conta a história de dois melhores amigos que, apesar de felizes com o sucesso empresarial de suas vidas profissionais, decidem fazer uma mudança geral e viver apenas com o que realmente importa: as pessoas, e não as coisas.
O documentário mostra como compramos coisas mais para impressionar os outros do que realmente queremos ou precisamos.
O documentário reflete uma perspectiva única sobre mais do que um conceito, um estilo de vida, principalmente em tempos onde a moda se volta para a sustentabilidade e o consumo consciente.
Através destes documentários sobre moda é possível ter uma visão abrangente da história, das armadilhas, das personagens e dos conceitos de um mundo onde não há limites para a diversidade.
Como nada melhor do que a informação, aproveite para investir na capacitação com esses cursos para qualificação em moda e design!