O diferencial das etiquetas 100% algodão nas coleções de moda sustentável

O diferencial das etiquetas 100% algodão nas coleções de moda sustentável

A moda sustentável é uma realidade que precisa ser abraçada por quem pretende manter a competitividade no mundo da moda. Dentre as soluções que têm se destacado na preferência de criativos e consumidores, as etiquetas 100% algodão merecem atenção especial.

Na verdade, essa preferência generalizada pelas etiquetas 100% algodão não é novidade. Todo o movimento de economia circular e sustentabilidade na indústria têxtil aponta exatamente para as características do material.

Por outro lado, as etiquetas são parte fundamental de todos os produtos de moda – mas muitas vezes são as primeiras a serem descartadas pelos consumidores quando a peça chega em casa.

Desconforto e interferência visual inadequada são dois dos principais motivos pelos quais as etiquetas são facilmente cortadas das peças.

Com isso, vai para o lixo também um grande potencial de identificação de marca, uma estratégia que quando não é bem utilizada ou inexistente se volta contra o próprio criativo.

A opção pela etiqueta 100% algodão, portanto, soluciona diversos problemas de uma só vez e ainda oferece diferenciais de identificação e engajamento na causa da sustentabilidade.

Mais do que uma estratégia, é uma causa que precisa ser abraçada por quem quer continuar a fazer parte do novo mundo da moda.

Por que etiquetas 100% algodão?

Por que utilizar etiquetas 100% algodão na sua coleção? Na verdade, há várias respostas para esta pergunta.

 

Sustentabilidade

De acordo com o estudo realizado pela agência científica australiana Csiro’s Oceans and Atmosphere, divulgado em outubro de 2020, há cerca de 14 milhões de toneladas de plástico submersos em águas profundas.

A pesquisa mostra que o plástico jogado nos oceanos se transforma em microplásticos com menos de 5mm. Estes fragmentos acabam no fundo do mar e hoje são o dobro da quantidade encontrada na superfície dos mares.

Nesse bolo que cobre o fundo do oceano, assim como em todos os resíduos plásticos da superfície, também estão restos de etiquetas plásticas.

A estimativa é que até 2040 a quantidade de plásticos jogados nos oceanos dobre de quantidade, chegando a 1,3 bilhão de toneladas descartadas se nada for feito, de acordo com pesquisa publicada na revista científica Science.

 

Algodão pode ser reciclado até em açúcar

Por isso, quanto mais conseguirmos reduzir os resíduos plásticos – entre eles as etiquetas – melhor para o meio ambiente.

Partindo do princípio que uma única blusa pode ter 3 etiquetas plásticas (externa, interna e de venda), essa quantidade pode ser significativamente reduzida pela adoção da versão 100% algodão.

Por outro lado, o algodão é altamente reciclável, podendo ser reaproveitado em outras roupas, acessórios ou produtos em geral.

Para se ter uma ideia, a Universidade de Lund na Suécia desenvolveu um processo para quebrar as fibras vegetais (celulose) do algodão das roupas em componentes menores, sem utilizar qualquer tipo de enzima ou microrganismo.

Os tecidos são embebidos em ácido sulfúrico e assim transformados em uma solução de açúcar, a glucose. Essa substância, por sua vez, pode ser utilizada para a produção de novos tecidos, como nylon e spandex e até mesmo etanol.

 

Conforto

Os novos hábitos de consumo buscam transparência nos meios de produção, na composição das peças e sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.

Principalmente após o surgimento da pandemia do coronavírus, a atenção dos consumidores está mais voltada para a saúde do planeta e, automaticamente, para o impacto da indústria têxtil, uma das maiores poluidoras do mundo.

No entanto, aliada à toda sustentabilidade do algodão, há uma outra característica de grande peso na hora da escolha: o conforto das etiquetas 100% algodão.

O material é uma fibra natural que respira, ou seja, permite que o calor do corpo saia enquanto o ar de dentro penetra pelas fibras.

Essa troca de ar faz com que uma roupa de algodão seja mais gostosa, fresquinha, sem reter cheiros desagradáveis.

O mesmo acontece, portanto, com as etiquetas 100% algodão. A suavidade das fibras acalma a pele, evitando que ela seja cortada fora pelo incômodo causado.

 

Durabilidade, versatilidade e beleza

A etiqueta 100% algodão, entretanto, tem muitas outras vantagens. Uma delas é a excelente durabilidade, sendo muito resistente a lavagens caseiras e industriais. Também não mancha nem danifica as peças de roupa.

Além disso, a etiqueta 100% algodão pode ser produzida em gramaturas diferentes, podendo ficar leve como a sarja ou mais pesada, com características de lona, por exemplo.

A tecnologia de ponta aliada ao material de qualidade permite criar etiquetas 100% algodão belíssimas, totalmente personalizadas e que satisfaçam plenamente a necessidade de criativos e consumidores, servindo também como uma excelente estratégia de identificação de marca no mercado.

Por todos estes motivos, a utilização hoje das etiquetas 100% algodão é um verdadeiro diferencial nas coleções de moda e um elemento de identificação com as novas tendências de consumo sustentável.

 

Saiba mais sobre como a moda circular pode influenciar no futuro da indústria da moda e continue acompanhando nosso Blog para conhecer as mais novas tendências do mercado!

 

Baixe nosso infográfico e descubra como tornar suas coleções de moda muito mais especiais com os pack de identificação de marca da Haco! | Haco

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.