Descubra os perfis do consumidor do futuro 2025

Descubra os perfis do consumidor do futuro 2025

Estilistas, designers e desenvolvedores de produto estão constantemente estudando as tendências de moda. A informação sobre cores, matérias-primas, tecidos e acessórios desejados pelos perfis do consumidor e que estarão em alta são parte fundamental durante a criação de uma coleção.

Porém, os profissionais do universo da moda e da inovação também precisam estar atentos ao comportamento do consumidor, olhando mais afundo para entender o que de fato irá movê-lo nos próximos anos.

Os sentimentos e perfis do consumidor refletem o cenário do mundo atual e irão ditar o modo como o mercado se movimentará daqui pra frente.

Por isso, preparamos um resumo dos perfis para o consumidor do futuro em 2025 identificados pela WGSN, uma das maiores autoridades globais em tendências.

Os sentimentos dos perfis do consumidor

Antes de falarmos sobre os perfis, é importante entender quais são os sentimentos que impulsionarão os consumidores em 2025.

O estudo divide as emoções em 4 tipos:

• Dissociação: trata-se da sensação de desligamento da realidade, como uma desconexão de seus próprios pensamentos e em casos mais extremos, do próprio senso de identidade. O alto nível de estresse e ansiedade gerados pelo período da Covid-19 foi um dos grandes responsáveis por promover a dissociação.

• Ociosidade: após a pandemia “bagunçar” os conceitos de trabalho e lazer, as pessoas perderam a noção de seu tempo. Com os expedientes mais longos em home office e as horas de sono mais curtas, o consumidor não sabe mais o que significa ficar entediado – e a relevância disso para a saúde mental.

Em uma reconquista do lazer, o desafio aqui será reaprender a ficar sem fazer nada, sem o sentimento de culpa por não estar sendo produtivo.

• Aceitação radical: depois de viver alguns anos de incerteza, as pessoas estão fartas de carregar um peso emocional excessivo. A aceitação radical diz respeito ao comportamento de aceitar a realidade como ela é, com suas imperfeições e imprevisibilidades.

Neste sentido, os consumidores irão conseguir deixar a angústia de lado e atingir um estado de contentamento. Entendendo que a aceitação é uma etapa crítica para atravessar períodos de dificuldade.

• Neo-altruísmo: em 2020, a pauta da saúde mental trouxe muitos movimentos de autocuidado, transformando-se até em certa obsessão por saúde e felicidade. O oposto disto é a preocupação maior com os outros. Um ativismo sem espaço para aplausos, visando somente o impacto positivo na comunidade.

Perfis do consumidor do futuro 2025

Neo-niilistas

Este perfil de consumidor tem uma visão negativa quanto à resolução dos problemas que afetam o mundo. Sofrendo as desilusões geradas pela pandemia, acreditam que não há mais como reverter as crises ambientais e políticas.

Estão cansados do sistema vigente e por isso resolvem adotar uma visão niilista: aceitam a liberdade oferecida por uma vida sem propósito, assumindo caminhos alternativos e individualizados para a felicidade.

Redutores

Com as tecnologias, atingimos um nível crítico de impaciência, pois tudo está ao alcance: compras com entregas super rápidas, lançamentos imediatos, e todas as demais facilidades que acabaram com o tempo de espera.

Os redutores querem retomar as interações humanas e acabar com o culto da conveniência. Buscam o fortalecimento das interações diárias com a comunidade, assumindo uma mentalidade ‘menos é mais’.

Também irão lutar contra a solidão, sentimento que tem crescido nos últimos anos, em especial no período da pandemia. Ações simples irão ajudar as pessoas a se conectarem novamente, como passar rapidamente na casa dos pais, falar com um vizinho ou conversar com o vendedor da loja, por exemplo.

Protetores do Tempo

A pandemia nos forçou a questionar se estamos gastando nosso tempo com propósito, gerando uma ansiedade que desperta o sentimento de não estarmos aproveitando o suficiente.

Os Protetores do Tempo querem desacelerar e realizar as tarefas do dia a dia de forma mais fluida. Irão equilibrar os afazeres para uma vida mais lenta e prazerosa, valorizando o modo como gastam o tempo e com quem o gastam.

Pioneiros

Pensando em novos conceitos de existência, conexão e cuidado, os pioneiros têm foco no papel e no propósito de locais físicos e digitais. Atuando no replanejamento de cidades, espaços e sistemas, este grupo irá construir novos insights para resolver problemas antigos da vida em comunidade.

A New Public é um exemplo deste movimento. Pensadores, designers e especialistas em tecnologia trabalham no planejamento de espaços urbanos digitais do futuro, como parques, museus, etc.

Com todas estas informações, agora é momento de refletir sobre qual desses perfis do consumidor constitui a base do seu público-alvo e como traduzir seus desejos no vestuário e demais itens de moda. E como a sua marca e seu branding se encaixam e dialogam com os sentimentos destes consumidores.

Para saber mais sobre tendências, não deixe de conferir nossos conteúdos sobre Moda Sustentável, Projeções para Indústria Têxtil e Moda nas Redes Sociais.

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