Principais cores e tecidos para o segmento sportswear

Principais cores e tecidos para o segmento sportswear

O segmento sportswear começou a ganhar força na década de 90, com a popularização das academias. Hoje, o legado da estilista Bonnie Cashin, considerada a “mãe do american sportswear”, volta com força a ocupar as headlines do mundo da moda com as novas tendências trazidas pela pandemia.

Em uma época em que o mundo da moda era ditado pelas grandes maisons de alta costura de Paris, Cashin ousou purificar as formas, criando coleções de moda feitas para durar.

A estilista foi pioneira em trabalhar com vários fornecedores simultaneamente, em introduzir o conceito de sobreposições em camadas e também a utilizar materiais industriais para decorar as coleções.

Foi a forma inovadora de Cashin de trabalhar tecidos e cores que nasceu a moda esportiva, símbolo de praticidade e conforto.

Conheça agora os principais tecidos e cores para o segmento na visão da WGSN, uma das maiores empresas de tendências no mundo de moda e inspire-se para começar a criar sua próxima coleção de moda!

 

Tendências em tecidos para sportswear: acolhimento e bem-estar

Apesar da vacina, o mundo ainda está frágil diante da Covid-19, aumentando a necessidade da sensação de acolhimento e bem-estar. Ganham destaque os tecidos que evocam mantas e cobertores, como Fleeces, que mantêm a temperatura do corpo agradável.

Ao mesmo tempo, a ânsia por um mundo mais saudável dá ênfase à sustentabilidade e à transparência das produções, além de inovações biológicas que garantam a biodegradabilidade e o reaproveitamento de materiais, inclusive plásticos reciclados cujas irregularidades orgânicas agregam novo valor ao material.

Sportswear - material | HACO

Fonte: WGSN

Assim, entre as principais tendências estão os materiais leves e translúcidos para sobrepor peças adaptáveis, construções em malhas sem emenda, tecidos foscos e multifuncionais com acabamento clean e sofisticado, básicos (algodão, moletom) com texturas, reaproveitados (inclusive de velas náuticas e similares), tecidos perfurados e texturados criados a partir de fibras de carbono e grafeno dando um toque especial.

 

Cores também procuram passar a sensação de segurança

A sensação de bem-estar e acolhimento também vale para as cores sportswear na visão da WGSN. No novo consumo, a futilidade e o desperdício perdem espaço para a sustentabilidade, a moda circular e o exagero que leva ao desperdício.

Assim, as cores devem remeter à sensação de otimismo, ainda que cauteloso, e também de durabilidade e solidez. Cores tangíveis, reais e autênticas, inspiradas na natureza, que devem ser combinadas de forma criativa ancoradas em fundo escuro para criar contrastes divertidos, mas acolhedores.

 

Atenção à psicologia das cores

A WGSN sugere uma paleta sóbria, mas versátil, que transpareça calma e escapismo do mundo caótico através das atividades ao ar livre. Use a psicologia das cores para apostar em tons pastéis.

O home office, o aumento da consciência ambiental pelo consumidor e a própria necessidade de esvaziar os estoques leva à necessidade de uma boa proporção da paleta em cores atemporais. A WGSN sugere 40% de tonalidades vindas de temporadas anteriores e que possam ser utilizadas nas que estão por vir.

Nessa perenidade nas cores, surgem como forte tendência os rosas lúdicos, mesmo para a moda sportswear masculina de alta performance. Os azuis, principalmente o índigo ganha especial importância pela longevidade. Já o jade surge como a novidade da temporada, promovendo o sentido de equilíbrio e bem-estar físico e mental.

sportswear - cores | Haco

Fonte: WGSN

Nas combinações, o foco é a criação de energias restauradoras, representada pela paleta revigorante formada pelo Orchid Flower, Sweet Coral e Verdigris.

Tons terrosos e vermelhos devem refletir o sentido de acolhimento, uma vez que são cores intensas e extremamente conectadas às estações do ano e à natureza.

Já os cinzas e os azuis devem transmitir a sensação de desintoxicação, limpeza e força para seguir adiante.

 

Sugestões e dicas de como usar

  • Tons neutros terrosos e verde-cáqui – A associação com a natureza faz com que os verdes sejam a grande aposta para 2022. Olive Oil e as variações combinadas com Wild Mushroom, Oat Milk e Vintage Blue em calçados e roupas. Detalhes inesperados em Seet Coral devem surpreender em forros e pequenos detalhes;
  • Preto e tons escuros como base – Os tons escuros e o preto devem ser a base da maioria das peças do sportswear, criando um caráter atemporal e familiar. Efeitos texturizados e degradês com Dark Cherry e Beetroot criam a sensação de profundidade e aconchego;
  • Azul com pigmentação vintage – Índigo natural e Lazuli Blue para criar texturas e padronagens combinados com French Navy, Atlantic Blue, Arctic Blue. Toques de Artisanal Red e Mango Sorbet destacam ainda mais os azuis;
  • Meios-tons divertidos – Cores vivas que impactem positivamente o bem-estar em peças modulares ou em camadas nos itens básicos de todas as categorias de sportswear, principalmente em fibras grossas e tricôs;
  • Tons terrosos e marrons – Copper e Burl Wood em peças básicas e casacos, combinados com Sea Ice e French Navy.

Agora que você já conhece as principais cores para o sportswear, use a criatividade para adaptá-las a cada estação. Não esqueça que estruturar um mapa de coleção de moda pode ajudá-lo a organizar a sua pesquisa e manter o foco no sentido de bem-estar e acolhimento que são os principais mood do segmento.

 

Aproveite e veja como fazer um mapa de coleção de moda e otimizar seu trabalho junto à equipe!

Baixe nosso infográfico e descubra como tornar suas coleções de moda muito mais especiais com os pack de identificação de marca da Haco! | Haco

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.