Planejar o lançamento de uma coleção de moda pode ser uma das etapas mais complexas e gratificantes do processo de produção.
Se durante a criação o estilista precisa de criatividade e informação, é no lançamento que ele deve usar toda a sensibilidade. Afinal, na forma como se apresenta a coleção de moda também deve estar o DNA de identificação de marca.
Para isso é muito importante montar o mapa de coleção de moda, já que ele ajuda o criativo a não perder o fio da meada, organizando ideias, conceitos e cronogramas, guiando intuitivamente o caminho que deve ser seguido no lançamento.
Fazer um mapa de coleção de moda é fundamental
Pode-se dizer que o lançamento é o ponto alto da coleção. Assim, há um longo caminho para chegar até ele, que deve ser bem estruturado através do mapa. Por outro lado, o lançamento em si pode facilitar ou prejudicar os passos seguintes até o sucesso do produto junto ao consumidor final.
O mapa, portanto, tem importância fundamental, porque através dele é possível compreender melhor as tendências do mercado, o movimento dos consumidores, a identificação do público alvo, visualizar todas as etapas com mais assertividade através de um cronograma e até mesmo conseguir maior empenho e integração da equipe de moda.
O mapa de coleção de moda também ajuda a otimizar as etapas do processo, desde a pesquisa de moda, criação, produção, precificação, divulgação e lançamento – indo além dele com o monitoramento do PDV, estratégias de publicidade, pós-venda, etc.
Importância estratégica do lançamento
A identificação de marca, inteligente e bem produzida, é a alma de qualquer negócio de moda. Mas depois da peça pronta, depois da etiqueta, da tag ou do cadarço na roupa, ela deve ser trabalhada com sensibilidade, principalmente no lançamento.
O lançamento não só é uma peça no xadrez do marketing, mas sim a própria rainha do tabuleiro da coleção de moda.
Não basta ser certo e bem elaborado. O lançamento deve ser criativo, elegante e surpreendente, mas também passar a mensagem da coleção de moda. Uma vez feito isso, o evento cola na memória coletiva do mundo da moda, se torna assunto, exemplo, referência.
Ele solidifica um pouco mais a marca no mercado e abre caminho para novas estratégias.
Desfile e apresentação: desafios do lançamento
Assim, é claro que um desfile, como qualquer outro evento, tem um passo a passo, e ele é muito importante para o sucesso da ocasião.
Principalmente para quem está começando no mudo da moda, ficar atento a estas etapas é importante para evitar imprevistos e primar pela qualidade.
Os profissionais que participarão, parceiros ou colaboradores, devem ser escolhidos com antecedência, ficando cientes do cronograma e do mapa da coleção de moda. Isso inclui igualmente produção, como fotógrafos, DJ, maquiadores, cabeleireiros e até o apoio da catwalk.
A divulgação nas mídias sociais especializadas não pode faltar, assim como o convite, com os devidos links de acesso, tanto para o desfile em si quanto para os eventos satélite.
No entanto, em um contexto global incerto, onde o mundo da moda está praticamente se reinventando por conta da pandemia, é preciso ter sensibilidade para criar um diferencial positivo.
Saiba aproveitar as oportunidades do desfile online para ser inclusivo
A pandemia mexeu com o comportamento das pessoas, acelerou tendências, mudou o mundo – e não apenas o da moda. Por isso é importante saber aproveitar as oportunidades que surgem com essas mudanças para ser diferente, agregando valor à sua coleção de moda.
O momento ainda é de incertezas. A sustentabilidade, a solidariedade e a transparência pesam cada vez mais para os consumidores. O lançamento da coleção de moda é uma boa oportunidade para mostrar que, sim, você se importa com o outro.
Ainda são poucas as marcas que estão levando esses valores para a passarela virtual. Apesar da interação em chats e comentários pelas redes sociais, o que a maioria dos desfiles e lançamentos têm mostrado é a repetição de um status quo de informação superficial.
Hoje, com o desfile virtual, é preciso criar novos paradigmas nas apresentações, incentivar o diálogo, ampliar mesas redondas, fomentar debates conceituais, envolver o público de forma mais significativa e duradoura na produção da coleção de moda.