No mundo fashion, o exercício da criatividade é um movimento constante. Depois de definir o tema da sua coleção de moda é a hora de escolher a cartela de cores, os tons que vão dar ainda mais personalidade e destaque aos modelos.
No entanto, mesmo estando antenado às principais tendências do momento, essa não é uma tarefa fácil para o criativo, designer ou estilista.
DNA da marca, conceito da coleção de moda e, é claro, o público alvo são alguns dos elementos que devem ser considerados.
Afinal, toda coleção de moda é resultado de um extensivo trabalho em equipe de pesquisa e planejamento, por isso rever todo o material disponível e buscar novas inspirações nunca é demais.
Por isso é interessante ficar atento a algumas dicas que podem ajudar bastante na elaboração da cartela.
Defina o tamanho da cartela da sua coleção de moda
O primeiro passo deve ser a definição do tamanho da cartela. Não há uma regra fixa, mas quando a coleção de moda pretende atender a apenas um segmento (feminino, infantil, festa ou esportiva, por exemplo), geralmente entre seis e 12 cores, incluindo o preto e o branco, costumam dar conta do recado.
Revise seus materiais de pesquisa
Se você já fez a pesquisa de moda para escolher o tema da coleção de moda já deve ter um bom material de apoio. Mas não esqueça que estamos vivendo um novo normal, no qual muitas mudanças ainda estão acontecendo devido à pandemia.
Por isso, se a sua pesquisa foi feita muito antes da chegada do novo coronavírus, pode ser uma boa ideia atualizar o material. Vários hábitos de consumo estão mudando, assim como as relações de trabalho com o home office e até a prática de esportes.
As cores influenciam no comportamento, então uma boa dica é estudar novas fontes diferentes para alinhar sua pesquisa com as novas tendências de cada segmento do mundo da moda.
Além das cores do ano definidas pela Pantone e WGSN, por exemplo, pesquise o Instagram, blogs e portais especializados. Eles são de grande ajuda na definição da cartela de cores.
Defina as cores principais e complementares
O ideal é que a cartela de cores seja dividida em duas partes. A primeira delas deve ser composta pelas cores principais da sua coleção de moda, os tons que darão a base e a personalidade dos modelos.
Portanto, elas deverão aparecer em maior quantidade, definindo o tom da coleção de moda de acordo com o perfil do seu público-alvo.
Na segunda parte devem estar as cores complementares. São elas que aparecerão nos detalhes, nos aviamentos, nos recortes e nas estampas que você criar. Elas aparecem menos, mas são igualmente importantes porque criam o contraponto que cria diferenciais de estilo.
Não esqueça de fazer uma distribuição harmônica na quantidade de peças com cores neutras ou fortes, estampadas e lisas, da moda ou clássicas, etc.
Afinal, por maior que seja o desejo de inovar e causar, a coleção de moda precisa ser sustentável, motivando as vendas entre os vários segmentos do seu público-alvo.
A dica é aproveitar a cor do momento, como a A. I. Aqua da WGSN com a Coloro para 2021, e escolher duas ou três cores que harmonizem com ela – ou com outra cor base escolhida. O truque é especialmente válido para quem faz coleções de moda pequenas.
Faça o pareamento de cores e tecidos
Você sabe que nem todas as cores ficam igualmente bem em todos os tecidos – e sua coleção de moda com certeza terá muitos tipos diferentes.
Essa é a hora, então, de fazer o pareamento de cores e tecidos, ou seja, quais serão usadas em que tipo.
Elabore uma cartela de cores física
Atualmente é quase impossível trabalhar longe da tecnologia principalmente em tempos de distanciamento social. No entanto, algumas coisas ainda precisam ser táteis para dar a melhor orientação à sua equipe de moda.
É o caso da cartela de cores, que pode – e deve – ter uma versão digital, mas também é importante que exista fisicamente.
Ambas as versões são bem fáceis de fazer e devem ser compostas por formas geométricas, que impedem bem interferências visuais externas.
Basta fazer recortes de tecidos em retângulos, quadrados, círculos ou triângulos, de no máximo 3 cm x 3 cm, com um distanciamento de 1 cm a 2 cm entre elas, sempre sobre fundo branco.
A impressão deve ser feita em alta resolução, de preferência em papel com pouco ou sem brilho.
Se for possível, faça também uma cartela com as amostras dos tecidos que serão utilizados, o que facilita a visualização dos modelos pela equipe de moda. Se houver tingimentos, eles devem ser uniformes em cada amostra da cartela.
Dê nome às amostras da sua cartela de cores
Uma solução que ajuda a agilizar a produção é a nomeação das amostras da cartela de cores.. Escolha o nome que quiser, mas fica a dica de que seja relacionada de alguma forma ao tema da coleção de moda.
O código alfanumérico universal de cada cor também deve acompanhar o nome, já que define a gama (dois primeiros dígitos), luminosidade e quantidade de preto e de branco (terceiro e quarto dígitos) e a intensidade da cor (quinto e sexto dígitos).
Ao fazer a cartela de cores da sua coleção de moda você estará visualizando melhor o equilíbrio entre o DNA da sua marca e o conceito por trás do tema escolhido.
Agora que você já sabe como definir e montar a cartela de cores, veja as dicas para estruturar o mapa de coleção de moda e melhorar ainda mais o trabalho da sua equipe!