Beach lovers: tendências e inovações para moda praia

Beach lovers: tendências e inovações para moda praia

A moda praia tem evoluído constantemente, ganhando destaque não apenas nas areias, mas também nas passarelas e nas ruas.

No coração dessas mudanças, está a paixão pelo estilo de vida praiano, onde o amor ao sol, à liberdade, e ao bem-estar definem as escolhas de moda de milhões de pessoas ao redor do mundo.

 

Tendências para Moda Praia

O universo da moda praia reflete um equilíbrio perfeito entre estética e funcionalidade.

Com a crescente valorização de peças sustentáveis e versáteis, o mercado tem visto uma explosão de cores vibrantes, tecidos inovadores e cortes que valorizam a diversidade de corpos e estilos.
Entre as tendências que mais se destacam, estão:

Degradês

Fonte: WGSN

Os degradês vem repaginados para o alto verão, com padrões gráficos em cores vibrantes que contrastam entre si. Entre as preferidas dos designers estão o coral, o laranja e tons de rosa. Para uma opção mais sustentável, escolha a impressão digital, que tem menor impacto no meio ambiente e favorece a circularidade.

Tricôs

Fonte: WGSN

As malhas leves e os conjuntos de trama aberta trazem de volta a nostalgia dos anos 70, utilizando fios naturais ou reciclados.

Estilo esportivo

Fonte: WGSN

Shorts e coletes inspirados na moda esportiva unem estilo e desempenho. O macacão de banho também ganha destaque. Aposte em tecidos esportivos e detalhes de design para valorizar essas peças.

 

Robe de praia

Fonte: WGSN

O robe de praia ganha popularidade, como um item essencial e versátil. Opte por tecidos naturais e combine estampas e cores. Adicione um toque especial com acabamentos contrastantes e detalhes decorativos, como cadarços, fitas e tasseis.

 

Maiô refinado

Fonte: WGSN

O clássico maiô vem como uma peça mais versátil, seguindo a crescente tendência dos bodies. Aposte em tecidos de trama aberta e irregulares para um toque diferenciado. Adicione textura tridimensional com apliques, enfeites e miçangas.

 

Entrevista com Renato Thomaz

Para entender melhor como a moda praia busca inovação e se adapta às tendências, conversamos com quem entende do assunto: Renato Thomaz, Diretor de Marketing da Água de Coco, renomada marca brasileira de moda praia.

Sinônimo de luxo e inovação no segmento beachwear, a marca se destaca por suas peças de alta qualidade, com estampas exclusivas e cortes elegantes.

 

Inovação no segmento beachwear

Haco: Renato, como você enxerga o processo de inovação no mercado de moda beachwear, especialmente em termos de materiais e tecnologia? Quais avanços mais te chamam a atenção?

Renato: Os principais avanços pra mim são em relação à toque, conforto e definição. Na confecção, principalmente no uso de peças beachwear, o conforto é muito importante!

Sustentabilidade

Haco: A sustentabilidade vem ganhando destaque em diversas áreas da moda. Como o segmento de beachwear tem integrado práticas sustentáveis, e quais inovações você considera mais promissoras?

Renato: Na Água de Coco, temos uma premissa que se incentivamos as pessoas à irem para a praia, temos que cuidar dela. Promovemos limpezas onde já recolhemos mais de 4 toneladas de lixos e resíduos. Atualmente, muitos dos nossos tecidos são biodegradáveis e o uso de fibras naturais também diminui o impacto no meio ambiente.

 

Beachwear como lifestyle

Haco: Nos últimos anos, o beachwear vem se expandindo para além das praias, tornando-se um estilo de vida. Como você vê essa evolução, e quais inovações podem surgir para atender a essa nova demanda?

Renato: Esse tem sido o nosso maior desafio dos últimos 9 anos, faz parte do processo de evolução da marca, da comunicação, do sortimento de produto e etc. Quando a marca faz isso com verdade, tudo flui. Aumentando portfolio, cuidando do produto, da comunicação e da estratégia, a marca carrega o resto.

 

Propósito de marca

Haco: O conceito de luxo também está mudando com as novas gerações, que buscam mais propósito e sustentabilidade. Como o mercado de beachwear pode se adaptar para manter o equilíbrio entre sofisticação, acessibilidade e propósito?

Renato: A palavra luxo é algo muito relativo na percepção de cada pessoa. Luxo pra gente é estar em paz, na praia, relaxando, fazendo o que gosta com quem gosta. Luxo pra alguns são bolsas e sapatos. Saber equilibrar todos os pontos é super importante.

 

Identificação de marca

Haco: Na sua opinião, como a identificação de marca por meio de aviamentos pode influenciar a percepção do consumidor em relação às peças beachwear?

Renato: Detalhes fazem TODA a diferença né? Seja numa etiqueta, num lacre, na maneira de assinar uma peça, o toque, a definição, a embalagem… “It’s all about details”!

 

O novo Book Haco possui um mood de moda praia dedicado ao amor pelo sol e estilo de vida praiano. Confira o vídeo de lançamento da coleção Mon Amour e inspire-se:

 

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