A marca das marcas: Valentino

A marca das marcas: Valentino

História da Valentino

A Valentino foi criada em 1962 pelo estilista Valentino Clemente Garavani. Após estudar moda em Paris, desde seus 15 anos, o estilista voltou para sua cidade natal, em Roma, para abrir o próprio estúdio.

Desde a fundação da grife, Garavani contou com a ajuda de seu parceiro Giancarlo Giammetti, cofundador e administrador da marca.

Garavani (à esquerda) e Giancarlo (à direita). Fonte: glamurama.uol.com.br

Não levou muito tempo para a marca tornar-se a favorita das mulheres mais bem vestidas, inclusive personalidades famosas como Jacqueline Kennedy – esposa do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy.

Jacqueline Kennedy e o icônico vestido verde da Valentino, em 1967. Fonte: revistavlk.com.br

Reconhecido pelo seu design e alta-costura, os vestidos em tom de vermelho, tecidos refinados e texturas elaboradas tornaram-se a marca registrada da grife.

Desfile Valentino Alta-costura Verão 2024 – Fonte: FFW

Identidade de marca

Sua identidade traz uma essência elegante e refinada, refletindo a estética sofisticada e atemporal da marca.

A grife é uma presença constante nos tapetes vermelhos de grandes eventos. Celebridades renomadas escolhem Valentino para cerimônias de prestígio, transformando as peças em verdadeiras obras de arte.

A atriz Zendaya vestindo Valentino no Red Carpet do Oscar 2021 – Fonte: CNN

Documentário sobre a carreira de Garavani

A produção “Valentino: O Último Imperador”, de 2008, traz uma visão íntima da vida e carreira de Garavani.

Dirigido por Matt Tyrnauer, o filme captura a jornada do estilista desde os primeiros dias de sua carreira até seu status como uma figura icônica na alta-costura.

O documentário, que pode ser acessado no Youtube, explora não apenas a evolução da moda ao longo das décadas, mas também revela a personalidade carismática e a paixão inabalável de Valentino pelo design.

Em 2007, Garavani anunciou a sua aposentadoria com um último desfile em Paris.

Atualmente, o diretor criativo Pierpaolo Piccioli está à frente da marca.

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