
As grandes marcas atualmente seguem duas vertentes. Ainda que a sustentabilidade seja algo indispensável na vida, as marcas procuram por soluções que atendam a este novo momento, com materiais sustentáveis e novas alternativas de uso para embalagens. O vidro ganhou espaço novamente, assim como as caixas de papel. Cada vez mais tem se pensado em usar os materiais com inteligência e a qualidade das embalagens tem sido questionada.
Com a volta da logomania, os monogramas retornam à moda com muito destaque. Após um período onde o minimalismo reinou na moda e nas embalagens, o maximalismo e a logomania tem papel importante na imagem das marcas. Seguindo a tendência da sustentabilidade, as embalagens ganharam versões simplificadas, porém ganharam notoriedade deixando o excesso de lado e apostando em design.


O uso de papel reciclado, que antes era restrito a poucos segmentos, hoje está entre as principais opções de grandes empresas quando o assunto é embalagem. A marca de champagne Veuve Cliquot tem em suas embalagens uma linha reciclada, a Naturelly Cliquot, feita de papel reciclado e amido de batata. A embalagem criada pelo designer francês Cédric Raagot mantém a garrafa resfriada por até duas horas e conta com alças para carregar a bebida. A ideia deu tão certo que já tem a sua segunda versão.
