A importância dos 4 c’s nas estratégias de marca

A importância dos 4 c’s nas estratégias de marca

Quem lida com o mundo da moda sabe como é importante saber fazer os produtos chegarem ao público ideal – e para isso, é fundamental estar alinhado às novidades do marketing digital. A questão é que para ser assertivo, ele precisa mudar juntamente com os novos hábitos de consumo. Um dos maiores reflexos disso é o uso dos 4 c’s nas estratégias de marca.

Hoje, mais do que em produtos, a marca deve focar em vender soluções. São peças que resolvem problemas – seja no vestuário diário, para festas ou para esportes, seja em relação à sustentabilidade na moda ou até mesmo de autoestima, não importa.

Uma coleção de moda precisa atingir as necessidades do público-alvo – portanto o foco deve ser os consumidores, a parte mais importante do processo. Afinal, sem eles não há venda e, sem venda, não há empresa que se sustente.

E é justamente dos consumidores que vêm os 4 c’s nas estratégias de marca, um assunto que vale a pena saber mais para aplicar no seu negócio.

 

O que são os 4 c’s nas estratégias de marca​​​​​​​?

O marketing tradicional tem como pilares 4 p’s: produto, preço, praça e promoção. A estratégia foi criada por Jerome McCarthy e largamente difundida por Philip Kotler, considerado o pai do marketing.

Como você pode notar, os “p’s” se referem a soluções para os produtos ou serviços que, por sua vez, eram simplesmente colocados no mercado para quem se interessasse em comprar.

Já há bastante tempo, no entanto, o foco mudou. Hoje são os consumidores que importam, ou seja, os produtos ou serviços devem ser desenvolvidos como uma solução para aquele público específico.

Assim, em 1993 Robert Lauterborn propôs uma espécie de atualização da estratégia para os 4 c’s da marca, invertendo o processo anterior. O foco, então, passa a ser o planejamento direcionado aos consumidores.

 

É importante conhecer ambas as estratégias

Até por uma questão de conceito, é importante conhecer a estrutura de ambas as estratégias.

 

Veja o que diz a 4 p’s:

Produto – Refere-se ao estudo e desenvolvimento de um serviço ou produto (nome, forma de utilização, diferenciais, etc);

Preço – Refere-se às escolhas operacionais para se chegar a um preço de acordo em função do objetivo traçado (custo de produção, preço da concorrência, valor percebido, etc);

Praça – São as escolhas dos canais de distribuição de acordo com a estratégia de marketing escolhida;

Promoção – Tudo relacionado à promoção dos produtos ou serviços: marketing direto, publicidade, merchandising, anúncios patrocinados, etc.

Conheça agora os 4 c’s nas estratégias de marca​​​​​​​:

É importante entender que não se trata exatamente de uma substituição, mas uma integração de estratégias como uma abordagem mais voltada para os consumidores.

Através dos 4 c’s nas estratégias de marca fica mais fácil descobrir quem são os clientes, quais são as melhores soluções para ele, a melhor forma de chegar até eles e também se o custo-benefício é interessante.

 

Veja como fica a substituição do P pelo C nos 4 c’s nas estratégias de marca​​​​​​​:

Cliente – Em vez do foco no produto, o foco passa a ser as necessidades dos consumidores. Quem são eles, quais as dores, o que buscam? Os clientes não são mais receptores passivos, eles informam o que desejam.

Os clientes são o recurso mais valioso da estratégia porque são eles que vão tomar a decisão de compra. É o investimento na experiência, para que eles voltem e se transformem em multiplicadores da marca espontaneamente.

Custo – Não confundir com o preço – este é apenas um pequeno segmento do custo global, que é objeto deste “c” e inclui todos os fatores que podem levar os clientes a comprar o produto. O custo também pode incluir os benefícios (ou a falta deles) do produto para os consumidores.

Conveniência – É uma análise muito mais orientada aos clientes do que apenas o local onde o produto é vendido. A análise dos hábitos,, lá no primeiro momento dos 4 c’s nas estratégias de marca, vai indicar se eles compram on-line ou em lojas físicas, e também o que estão dispostos a fazer para comprar o produto.

Por outro lado, o custo global do produto também ajuda a determinar, em parte, a conveniência para o público-alvo. De qualquer forma, o objetivo aqui é facilitar o acesso dos consumidores, tornando o produto simples o suficiente e com custo-benefício para que eles consigam comprá-lo sem dificuldades.

Comunicação – Essa é a chave do marketing atual e por isso os 4 c’s nas estratégias de marca​​​​​​​ focam na interação dos consumidores com os vendedores em um nível mais pessoal, mostrando transparência nos processos e ajudando na criação de uma identidade que induz à fidelização.

Ou seja, a comunicação é muito mais do que uma promoção, é uma abordagem orientada que incentiva a interação, tendo nas redes sociais uma grande ferramenta a seu favor.

Hoje o mundo da moda vive um momento em que a transparência e a sustentabilidade dos processos são fundamentais para gerar empatia, interação e credibilidade, pilares fundamentais que agregam valor às coleções de moda e ajudam a consolidar a identificação de marcas.

Usando os 4 c’s nas estratégias de marca é possível fazer o seu negócio de moda chegar muito mais longe.

 

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